|



Costa Rica

A Costa Rica é um país da América Central, limitada a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar das Caraíbas e pelo Panamá e a sul e oeste pelo oceano Pacífico. É também costarriquenha a ilha do Coco, no mesmo oceano. A capital é San José.


Política


O presidente da Costa Rica governa o país ao lado de dois Vice-Presidentes, todos eleitos por voto popular a cada quatro anos. O país é dividido em sete províncias, cujos governadores são apontados pelo presidente.
No que diz respeito às instituições políticas da Costa Rica, o presidente eleito da Costa Rica nomeia 15 ministros, em conjunto com os quais forma o conselho de governo.
O poder legislativo se compõe de uma assembléia unicameral, cujos membros, como o presidente, também são eleitos por voto universal para mandatos de quatro anos.
A assembléia elege os magistrados da Corte Suprema de Justiça.
De acordo com a constituição de 1949, a Costa Rica não tem exército. A ordem é mantida pela guarda civil e por um corpo de guardas rurais, no interior.
O país apresenta um nível de segurança pública intermediário, sendo que os cidadãos são tranqüilos pois, de acordo com pesquisas realizadas, o presidente e os vice-presidentes se ocupam em cuidar da segurança do país, previnindo conflitos e violência.



Subdivisões

As subdivisões da Costa Rica consistem em sete províncias: Guanacaste, Alajuela, Heredia, Cartago, San José, Limón e Puntarenas, que se subdividem em 81 cantões, e estes, em 463 distritos.


História

A Costa Rica foi descoberta por Cristóvão Colomboem sua quarta viagem à América em 1502.

Independência:

A Costa Rica tornou-se independente em 15 de setembro de 1821 e três anos depois uniu-se, por pouco tempo, ao México. Em 1824 passou a integrar a Federação Centro-Americana, dissolvida em 1838. Nessa época teve início a exportação de café para a Europa, e San José viveu um período de intenso crescimento e prosperidade. Durante a administração do general Tomás Guardia, que governou despoticamente o país entre 1870 e 1882, a Costa Rica atingiu notável desenvolvimento econômico. Incrementou-se o comércio de açúcar e café, construíram-se ferrovias e abriram-se portos para escoar a produção. As plantações de banana, controladas a partir de 1899 pela United Fruit Co., passaram a rivalizar em importância econômica com as de cana-de-açúcar e café. Em 1890 tornou-se presidente José Joaquín Rodríguez; sua eleição foi considerada a primeira inteiramente livre e sem fraudes na América Latina e inaugurou uma tradição de democracia na Costa Rica.


Geografia

A Costa Rica é um país da América Central situado numa das zonas mais estreitas do subcontinente. O terreno é constituído por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste para sudeste, as Cordilheiras de Guanacaste e Talamanca, ladeadas por planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores são a de nordeste e o largo vale do rio Tempisque, a noroeste. As montanhas estão semeadas de vulcões, alguns dos quais ativos, e atingem a máxima altitude no Cerro Chirripó, com 3 810 m.


Clima:

O clima é tropical e subtropical, arrefecendo em altitude. Existe uma estação seca de Novembro a Abril e uma estação chuvosa entre Maio e Outubro. Cerca de 30% da Costa Rica são cobertos por uma exuberante floresta tropical úmida, especialmente na costa leste, enquanto na costa oeste há alguns remanescentes de floresta tropical seca.

Flora e Fauna

Costa Rica conta com uma maior superfície marítima que continental dado que a zona oceánica é de 500.000 km² aproximadamente, que inclui a Ilha do Coco a qual está situada a uns 480 km ao sudoeste da Península de Osa, na costa do Oceano Pacífico. Esta ilha foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO no ano 1997.
Os bosques de Costa Rica possuem ricas reservas de ébano, balsa, caoba e cedro, além de robles, cipreses, manglares, helechos, guácimos, ceibas e palmas. O país conta com mais de 1000 espécies de orquídeas, sendo Monteverde (no centro do país) a região com mais densidade de orquídeas do planeta. Ao todo a Costa Rica abriga mais de 10.000 espécies de plantas.
Abundam os animais selvagens como o puma, o jaguar, o venado, o macaco, o coyote, o tatu e umas 850 espécies de aves entre as que destacam o quetzal, o jilquero e o colibrí.
Um 38% da superfície total do país encontra-se coberta de bosques e selvas e um 25% do território encontra-se protegido. Costa Rica é o país com mais variedade de flora e fauna de toda a América Central.
Costa Rica dá refúgio a: 205 espécies de mamíferos, 850 espécies de aves, 169 espécies de anfibios, 214 espécies de repteis e 130 espécies de peixes de água doce.
O Rio Savegre, localizado em San Isidro do General é o rio mas limpo do continente Americano. Costa Rica chega a ter atualmente 5% (quatro por cento) da biodiversidade do mundo inteiro, o que é bastante significativo pelo tamanho da nação.

Economia

A economia da Costa Rica é dependente do turismo, agricultura e exportações de produtos electrônicos. O turismo é influenciado por seus elementos naturais, as Cordilhieras, pelo número de reservas ambientais, além de suas planícies costeiras. A economia emergiu de uma recessão em 1997 e desde então mostra um crescimento forte. A localização da Costa Rica no istmo da América Central dá-lhe um acesso fácil aos mercados norte-americanos, visto que se situa no mesmo fuso horário dos Estados Unidos centrais, e acesso direto por oceano à Europa e à Ásia.
A economia tem melhorado significativamente na Costa Rica porque o governo implementou um plano de sete anos destinado à expansão da indústria de alta tecnologia. Existem isenções fiscais para os investidores que quiserem investir no país. Com o seu nível elevado de residentes formados, a Costa Rica é um local de investimento atraente. Várias empresas globais de alta tecnologia já se instalaram na área.
Apesar de ser um país altamente evoluído, tecnologica, economica e socialmente, simultaneamente preserva com muito cuidado a natureza proveniente de seu território.
A moeda é o colón (CRC).


Turismo

O turismo na Costa Rica é um dos principais setores econômicos e de maior crescimento do país[1] e desde 1995 representa a primeira fonte de moeda estrangeira da economia. Desde 1999 o turismo gera para a Costa Rica maiores receitas que a exportação de banana abacaxi e café juntos, históricamente os produtos tradicionais de exportação costarriquenha. O crescimento acelerado do turismo començou em 1987, com o número de visitantes indo de 329.000 em 1988, para 1 milhão em 1999, até atingir 2 milhões de turistas estrangeiros em 2008, gerando uma receita de USD2,2 bilhões. Em 2005 o turismo contribuiu com 7,9% do PIB do país, forneceu um 22,3% do câmbio exterior advindo das exportações de bens e serviços, e foi responsável por um 13,3% dos empregos diretos e indiretos.
A principal vantagem comparativa do turismo costarriquenho é seu sistema de parques nacionais e áreas protegidas, que cobrem um 25% del território nacional, que por percentual territorial é a maior do planeta,e que hospeda uma rica variedade de flora e fauna, que estima-se contem um 5% da biodiversidade do mundo em menos de 0,1% da terra firme do planeta. Alem disso, a Costa Rica tem numerosas praias no Oceano Pacífico e no Mar do Caribe, ambos litorais separados somente por uns centos de quilômetros. Os turistas também podem visitar com segurança vários vulcões localizados em parques nacionales. Ao inicio dos anos noventa, a Costa Rica chegou a ser conhecida como o principal representante ("poster child") do ecoturismo,período no qual as chegadas de turistas estrangeiros alcanzou uma taxa de crescimento anual de 14% entre 1986 e 1994.O turismo na Costa Rica é um dos principais setores econômicos e de maior crescimento do país[1] e desde 1995 representa a primeira fonte de moeda estrangeira da economia. Desde 1999 o turismo gera para a Costa Rica maiores receitas que a exportação de banana abacaxi e café juntos, históricamente os produtos tradicionais de exportação costarriquenha. O crescimento acelerado do turismo començou em 1987, com o número de visitantes indo de 329.000 em 1988, para 1 milhão em 1999, até atingir 2 milhões de turistas estrangeiros em 2008, gerando uma receita de USD2,2 bilhões. Em 2005 o turismo contribuiu com 7,9% do PIB do país, forneceu um 22,3% do câmbio exterior advindo das exportações de bens e serviços, e foi responsável por um 13,3% dos empregos diretos e indiretos.
A principal vantagem comparativa do turismo costarriquenho é seu sistema de parques nacionais e áreas protegidas, que cobrem um 25% del território nacional, que por percentual territorial é a maior do planeta,e que hospeda uma rica variedade de flora e fauna, que estima-se contem um 5% da biodiversidade do mundo em menos de 0,1% da terra firme do planeta. Alem disso, a Costa Rica tem numerosas praias no Oceano Pacífico e no Mar do Caribe, ambos litorais separados somente por uns centos de quilômetros. Os turistas também podem visitar com segurança vários vulcões localizados em parques nacionales. Ao inicio dos anos noventa, a Costa Rica chegou a ser conhecida como o principal representante ("poster child") do ecoturismo,período no qual as chegadas de turistas estrangeiros alcanzou uma taxa de crescimento anual de 14% entre 1986 e 1994.

Cultura da Costa Rica

Música: Os costarriquenhos conservam suas tradições folclóricas, principalmente a dança nacional chamada punto guanacasteco, mas a vida social é moderna e cosmopolita.

Culinária: A culinária da Costa Rica é conhecida por ser saborosa e bastante suave, incluindo muitos frutos e vegetais. O acompanhamento principal consiste de arroz e feijão preto, o qual, em muitos lares, é comido nas três refeições do dia não só na Costa Rica como também em outros países da América Central.



Nenhum comentário:

Postar um comentário